terça-feira, 9 de novembro de 2010

OPTIMIZAR INFRA-ESTRUTURAS DESPORTIVAS DE PONTA DELGADA É DESAFIO

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada lançou no domingo um desafio aos agentes desportivos no sentido de se envolverem na optimização das infra-estruturas do concelho.

O desfio da autarca foi lançado por ocasião da inauguração do novo pavilhão do Internacional de Voleibol dos Açores (IVA), em São Roque, onde Berta Cabral revelou que, em Ponta Delgada, existem mais de 150 infra-estruturas desportivas, uma boa parte delas, pavilhões Polidesportivos construídos ou melhorados pela Câmara Municipal nas 24 freguesias do concelho.
Berta Cabral afirmou que a iniciativa tomada pelo IVA é um exemplo que pode e deve ser seguida pelos clubes desportivos de Ponta Delgada. Uma pretensão que, segundo explicou a autarca, foi aceite de pronto pela Câmara Municipal que cedeu o terreno, apoiou financeiramente, a criação da cobertura e de condições logísticas como a ampliação dos balneários, a criação de um espaço de apoio anexo ao campo, com sanitários, duche e dormitório para que as equipas possam pernoitar quando tal se justifique, bem como área administrativa.
Para Berta Cabral é importante optimizar o mais possível este tipo de infra-estrutura “para que possa servir o maior número de pessoas, atletas e jovens”. “Com este tipo de espaços todos podemos fomentar a formação dos nossos jovens para o desporto, para que cresçam saudáveis, em segurança e com objectivos de vida. A prática desportiva não é apenas boa para as pessoas, mas, para a comunidade no seu conjunto”.
Daí o convite feito aos agentes desportivos a fim de optimizarem os polidesportivos que a Câmara disponibilizou nas 24 freguesias de Ponta Delgada. “Estamos disponíveis a apoiar este tipo de intervenções. Com a apresentação de candidaturas aos apoios regionais, com a cedência de terrenos e apoio logístico camarário, tal como o IVA, fica aberta a oportunidade a outros clubes desportivos”, enfatizou.
Para além dos polidesportivos, a Câmara já interveio na beneficiação de quatro Campos de Futebol, um deles em São Roque, onde se procedeu ao arrelvamento sintético, e onde a autarquia está agora a beneficiar os balneários. Para muito breve, fica a conclusão da obra do Campo do Oliveirenses, na Fajã de Cima, cujo arrelvamento sintético e criação de condições logísticas é da ordem de 1 milhão de euros.

Mário Nunes/CMPD